Ritmo é o tempo que demora a repetir-se um qualquer fenõmeno repetitivo, mas a palavra é normalmente usada para falar do ritmo quando associado : música, dança, ou a parte da poesia, onde designa a variação (explícita ou implícita) da duração de sons com o tempo.
Quando se rege por regras, chama-se métrica. O estudo do ritmo, entoação e intensidade do discurso chama-se prosódia e é um tópico pertencente , linguística.
Na música, todos os instrumentistas lidam com o ritmo.
Ritmo fácil – 4 tempos – Quaternário.
Vejamos agora um ritmo quartenário ou seja: um um ritmo de quatro tempos.
1 p/baixo (polegar); 2 p/cima (indicador); 3 p/baixo (todos dedos batem juntos); 4 p/cima (indicador). Vejamos agora um ritmo quartenário ou seja: um um ritmo de quatro tempos.
RITMO 2×4 (versão 1)
Este ritmo é o mais básico. A contagem fica “1 e 2 e”. Toque as cordas no tempo 1 com o polegar e toque as cordas no tempo 2 com o indicador, ambos os toques pra baixo. Bata o pé na contagem do tempo 1, suba o pé na contagem do “e”, bata o pé na contagem do tempo 2 e suba novamente no “e”. A mão deve acompanhar o pé, na subida e na descida, mas só toca nas cordas pra baixo, quando o pé sobe a mão também sobe, mas não toca as cordas na subida.
Fonte: http://www.violaobasico.net/
Nenhum comentário:
Postar um comentário